
Canva

Conhecer o próprio corpo e o funcionamento do sistema reprodutivo feminino é fundamental para prevenir doenças e evitar preocupações. Por essa razão, a ginecologista Ana Paula Mondragon, da Clínica Premium Life, esclarece dúvidas e explica em quais situações é normal ficar com o colo do útero aberto. Acompanhe!
O que é o colo do útero?
Segundo a ginecologista, “o colo do útero é considerado a “porta de entrada” para a cavidade uterina, e nada mais é do que a porção inferior do útero”. Ele possui a forma de um cilindro e comprimento que pode várias entre 2,5 e 3 cm e sua porção inferior afunila, terminando na porção superior do canal vaginal.
O colo do útero produz muco cervical, para facilitar o transporte de espermatozoides até as tubas uterinas. Além disso, tem importante função reprodutiva, pois é responsável pela manutenção da gravidez até o trabalho de parto. Ele, ainda, possui função imunológica, pois previne a entrada de bactérias na região.
O que significa o colo do útero aberto?

Canva
A Dra. Ana Paula explica que “o colo do útero aberto significa que existe uma comunicação maior da vagina que a habitual”. Normalmente, ele fica fechado e só abre em algumas situações que ocorrem no corpo da mulher. A seguir, a ginecologista cita quais são:
Publicidade
- Período fértil: segundo a profissional, neste período, o colo do útero fica aberto de 3 a 7 dias, devido ao aumento de hormônio luteinizante (LH) no organismo e para facilitar a fecundação;
- Trabalho de parto: o colo do útero abre durante o trabalho de parto e pode chegar a 10 centímetros, chamado dilatação total. Essa abertura acontece devido às contrações para permitir a passagem do bebê;
- Parto prematuro: o parto prematuro pode ocorrer por diversas causas, principalmente devido a processos infecciosos. Então “o colo do útero se abre em decorrência das contrações as quais pressionam o feto contra o colo, forçando a sua abertura”, explica.
É comum pensar que o colo do útero se abre durante a menstruação, assim como ocorre nas situações anteriores. Entretanto, a médica esclarece que a abertura é milimétrica para a saída do sangue menstrual. Então, não é considerado uma condição de colo do útero aberto.
Relacionadas
Como saber se o colo do útero está aberto?
Segundo a especialista, “o colo do útero aberto fica mais macio e amolecido em virtude dos hormônios”. Já quando está fechado e saudável, “parece com uma “rosquinha” rosada e possui um pequeno furo em seu centro”. Sobre realizar o autoexame para verificar a abertura, a médica diz que não estimula esse procedimento e não recomenda tocar nessa região, pois “pode aumentar o risco de infecção”. Para uma avaliação do estado do colo do útero, é recomendada a consulta com ginecologista e exames ginecológicos periódicos.
Colo do útero aberto na gravidez

Canva
Segundo a ginecologista, “o colo do útero deve permanecer fechado durante a gravidez, podendo abrir algumas semanas antes do parto normal, ou previamente de forma patológica”. Quando o colo do útero abre precocemente existe maior risco de aborto e parto prematuro. Por essa razão, é essencial realizar o pré-natal para o obstetra avaliar a dilatação.
Possíveis causas do colo do útero aberto na gravidez
Em algumas mulheres o colo do útero pode abrir antes do tempo apenas com o peso da gestação. A profissional explica que, nesse caso, trata-se de “uma patologia, chamada incompetência istmo cervical, que se não for identificada leva ao parto prematuro”. Além disso, como dito pela profissional, o bebê também pode nascer prematuro por múltiplas causas, sendo a infecciosa a mais comum.
Tratamentos para colo do útero aberto
Quando diagnosticada insuficiência istmo cervical rapidamente por meio de exames físicos ou ultrassonografia transvaginal, a gestante poderá ser submetida a uma cerclagem. Nesse procedimento, “o colo do útero é costurado ou, em idades mais tardias, utiliza-se a colocação de um pessário, instrumento de silicone que “abraça” o colo e modifica o seu ângulo, diminuindo a pressão que o útero exerce sobre ele”, esclarece.
Publicidade
Quando ocorre o trabalho de parto prematuro, a Dra. Ana Paula explica que: “existem drogas as quais a mãe recebe internada, que associadas com o repouso, terão a capacidade de reduzir as contrações e, consequentemente, impedir que o colo continue se abrindo”, completa.
Entender sobre o funcionamento do corpo feminino, é essencial para perceber alguma anormalidade. Além disso, existem exames periódicos e preventivos que reforçam a saúde da mulher. Então cuide-se!

Erika Balbino
Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.