
Foto: iStock

Todo mundo já passou por isso ou ainda vai passar: você acabou de vestir a sua blusa novinha e, pelo motivo que for, de repente ela está com uma mancha de sangue.
Seja porque você se cortou na cozinha ou porque o boy acabou de fazer a barba, o fato é que a mancha está ali e você precisa agir rápido.
Aliás, este é um dos princípios da remoção de manchas de sangue: quanto antes você agir, melhor.
Outro princípio dessa tarefa é evitar o calor: água quente, secadora e ferro de passar são seus inimigos até que a mancha tenha saído completamente. Isso porque o sangue é rico em proteínas, e elas vão ficar ainda mais grudadas ao tecido se você aquecê-las.
Se você está diante de uma mancha de sangue e não sabe como removê-la, confira nossa lista de dicas a seguir:
Publicidade
Relacionadas
1. Vinagre branco

Foto: iStock
Esta dica é útil para manchas de sangue que ainda não secaram. O truque é simples: aplique um pouco de vinagre branco na mancha, aguarde de 5 a 10 minutos e esfregue com um pano.
2. Água oxigenada

Foto: iStock
Aplique água oxigenada volume 10 sobre a mancha (de preferência que ainda não tenha secado), enxágue com água corrente e lave a peça como de habitual. Atenção: a água oxigenada por de descolorir os tecidos.
3. Coca-Cola

Foto: iStock
Você manchou sua roupa com sangue, está fora de casa e não tem nenhum produto de limpeza à mão? Então experimente aplicar um pouco de Coca-Cola na mancha. De preferência, deixe a mancha de molho no refrigerante durante a noite para obter um resultado melhor.
Publicidade
4. Amido de milho

Foto: iStock
Faça uma pasta de amido de milho e água fria, aplique sobre a mancha e esfregue suavemente. Deixe a peça secar em um local ensolarado. Assim que ela estiver seca, remova o resíduo do amido. Caso a mancha não tenha saído completamente, repita o procedimento.
5. Talco

Foto: Thinkstock
Faça uma pasta de água e talco e aplique na mancha de sangue. Quando secar, remova o resíduo e verifique se a mancha saiu. Repita o procedimento se necessário.
6. Água salgada

Foto: iStock
O mais rápido possível, mergulhe a parte manchada em um recipiente com água fria e sal. Deixe de molho por 3 a 4 horas, esfregue a mancha com detergente líquido e lave normalmente.
7. Manchas de sangue em estofados

Foto: iStock
Para remover manchas de sangue do sofá ou do banco do carro, utilize uma solução com água e detergente. Mergulhe um pano nessa solução e esfregue na mancha até que ela seja absorvida. Depois, passe um pano somente com água para remover o detergente.
Publicidade
8. Manchas de sangue na madeira

513581552
Limpe a mancha com um pano molhado em água fria. Espere secar a aplique cera para madeira.
9. Como lavar manchas de sangue frescas

Foto: iStock
Se você já tentou remover manchas de sangue com um produto alternativo, mas não obteve bons resultados, é hora de recorrer a uma lavagem especial.
O primeiro passo é enxaguar a peça manchada com água gelada, esfregando o tecido para garantir que a água vai penetrar nas fibras. Se você não puder fazer todo o procedimento no mesmo instante, deixe a peça de molho na água fria.
Depois, lave a peça utilizando um produto removedor de manchas à base de oxigênio e deixe-a secar naturalmente, de preferência no sol, sem usar a secadora de roupas. Somente depois que a peça estiver seca é que você poderá ter certeza que a mancha realmente sumiu.
10. Como lavar manchas de sangue secas

Foto: iStock
Suas chances de conseguir remover uma mancha de sangue são maiores quando ela ainda está fresca, mas, se isso não for possível e ela já tiver secado, você pode experimentar este método.
O primeiro passo é molhar a mancha com água fria, agitando o tecido suavemente para que a água penetre nas suas fibras. Dica: não esfregue a mancha, pois, como o sangue está seco, elas podem se romper e rasgar sua peça.
Depois disso, deixe a peça de molho por algumas horas em uma mistura de água e um limpador à base de oxigênio. Por fim, lave sua peça normalmente e deixe-a secar ao ar livre. Pode ser necessário repetir a etapa de lavagem até a mancha sair completamente.

Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.